Hábitos de sono saudáveis reduzem o risco de insuficiência cardíaca

Uma pesquisa traz mais uma razão para fazer você pensar duas vezes antes de ficar acordado até tarde: hábitos de sono saudáveis estão associados a um menor risco de insuficiência cardíaca. Publicado no periódico científico Circulation, da Associação Americana do Coração, o estudo constatou que adultos com esse costume têm uma probabilidade 42% menor de desenvolver a doença — isso em comparação com pessoas que não dormem bem.

Mas, afinal, o que são hábitos de sono saudáveis?

Em experimentos anteriores, os pesquisadores definiram cinco fatores

- Acordar relativamente cedo

- Dormir de sete a oito horas por dia

- Quase nunca ter insônia

- Não roncar

- Não apresentar sonolência diurna excessiva

“Devemos considerar todos os comportamentos juntos, em vez de tratá-los como fenômenos separados, porque as pessoas regulam seu sono como um todo.” disse Lu Qi, um dos autores do estudo e professor de epidemiologia da Universidade de Tulane (EUA), ao The New York Times.

A pesquisa avaliou dados de cerca de 400 mil pessoas com idades entre 37 e 73 anos presentes no UK Biobank — um repositório britânico de amostras biológicas humanas que serve como instrumento de pesquisa, fornecendo informações para cientistas que estudam a cura e prevenção de diferentes enfermidades. A incidência de insuficiência cardíaca foi coletada até 1º de abril de 2019. Ao longo de um acompanhamento de dez anos, foram reportados mais de 5 mil casos.