Dize-me onde moras e te direi quanto viverás

Zonas azuis são um conceito criado pelo escritor americano Dan Buettner em referência aos locais com os maiores índices de longevidade do planeta. Lançando mão dessa ideia, pesquisadores da Universidade do Estado de Washington mapearam as zonas azuis nesse estado americano e os fatores que determinam as perspectivas de soprar mais velinhas.

Eles se debruçaram sobre dados como nível educacional e socioeconômico, características da vizinhança e taxa de mortalidade na população acima de 75 anos e detectaram que ambientes mais acolhedores e propícios à mobilidade, por exemplo, elevam as chances de ser um centenário.

“O estudo reforça que, muito além dos aspectos genéticos e dos cuidados com a saúde, o contexto socioambiental impacta bastante o envelhecimento. No Brasil, há muito a melhorar nesse sentido.

Fatores que aumentam os anos de vida segundo o estudo:

MOBILIDADE: Comunidades amigáveis e calçadas e adequadas estimulam uma vida mais ativa e a sociabilidade.

DIVERSIDADE: Maior percentual de pessoas trabalhando na região e contato entre as gerações estão ligados à longevidade.

OPORTUNIDADE: O nível socioeconômico tem a ver com as chances de chegar até os 100. A desigualdade também entra nesse ponto.