Covid-19: como celebrar festas de fim de ano e as férias de forma segura

Com festas de fim de ano e as férias de verão no Hemisfério Sul chegando, os brasileiros têm uma grande dúvida envolvendo a Covid-19: é seguro reunir família e amigos? E viajar?

Os especialistas alertam: o coronavírus continua se espalhando e a manutenção dos cuidados será decisiva para evitar o aumento no ritmo de transmissão e de mortes. “É importante ter consciência de que todas as pessoas são responsáveis pelo controle da doença. Antes de organizar uma reunião familiar, por exemplo, é preciso fazer ponderações sobre como cada um está se cuidando”, afirma Moacyr Silva Junior, médico infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Reuniões de família e amigos

Se for mesmo a uma dessas, priorize encontros pequenos. Prefira ficar com pessoas que moram com você, compartilham os mesmos ambientes ou que estejam tomando todos os cuidados para se proteger do novo coronavírus.

Alimentos e bebidas

É possível que uma pessoa pegue o novo coronavírus tocando objetos contaminados (alimentos, embalagens e utensílios de cozinha contaminados).

Passar a noite fora ou hospedar familiares

Antes de dormir fora ou hospedar alguém, verifique se todos os cuidados preventivos foram tomados ao longo do tempo e como serão os cuidados caso alguém adoeça.

Te informar, #IssoéCACSS