Perder peso: indo além das dietas e exercícios físicos

Por que muita gente que faz dieta para emagrecer não consegue perder peso? Não estou falando de pessoas indisciplinadas ou que deixam a preguiça vencer. Estou falando de pessoas disciplinas que estão realmente comprometidas em perder peso, mesmo seguindo à risca, não conseguem resultados satisfatórios. Por que isso? Normalmente, o problema é a falta de conhecimento do metabolismo. Se não entendermos esse mecanismo do nosso corpo, será difícil fazer com que a dieta seja bem-sucedida.

A prática de atividades físicas sem dúvidas acelera o metabolismo. Por outro lado, isso geralmente acontece apenas nos primeiros meses de um novo treino. Você realmente perderá medidas, mas com o tempo, o corpo se acostumará ao novo ritmo.

Mesmo você se dedicando muito, seu corpo parece não reconhecer seus esforços. Isso porque o controle de peso está mais relacionado à dieta do que ao tempo gasto fazendo alguma atividade física. Na verdade, se queimamos mais calorias, tendemos a comer mais calorias porque o corpo sabe que precisa compensar. A ironia é que, sem uma dieta adequada, o exercício físico pode levar ao ganho de peso.

Claro, não é recomendado parar de praticar exercícios físicos! Muito pelo contrário! Os benefícios do exercício para a saúde são enormes, podem reduzir o estresse mental e trazer uma sensação de felicidade. Sem mencionar que a perda de peso é um trabalho que envolve todo o corpo, começando pela mente. No entanto, se a perda de peso for o objeto principal, a reeducação alimentar é inevitável. Qualquer programa de perda de peso só pode funcionar com base na redução de calorias.

Qualquer pessoa que queria perder peso precisa encontrar um plano de dieta adequado. Também é importante apostar em outras técnicas para queimar gordura em repouso, como: tomar banho gelado todos os dias – isso porque o corpo humano precisa queimar calorias para regular sua temperatura corporal. Os banhos frios têm outros benefícios também, como um aumento natural da demanda por oxigênio, o que leva a uma respiração mais profunda, eliminando a fadiga e o estresse.

Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/coluna-da-lucilia/banho-de-agua-fria/